mardi 21 juillet 2015

LUIS MIGUEL OLIVEIRA: "vous connaissez un critique de cinéma français ... louis skorecki?" .... ... ... .... .... .... .... WILL OLDHAM: "ah, non, non"


declara vitória Luís Miguel Oliveira 14/11/2014 - 00:34 Conhece um crítico francês chamado Louis Skorecki? ................................................... ....Não, acho que não. ............................................Bom, ele é sobretudo crítico de cinema, um grande crítico de cinema. Mas também é um dylanófilo radical e há um par de anos editou um livro sobre Dylan. Vou-lhe ler aqui uma passagem do prefácio: "O único cantor vivo que tem alguma coisa a ver com a loucura-Dylan é Will Oldham". .............whoa! ........................Ele depois continua e fundamenta a comparação, mas aonde eu queria chegar é que sempre que me pareceu que na sua propria teatralidade, na questão das identidades, etc., havia aí uma espécie de rasto do percurso de Dylan... Bom, eu acho que ninguém deve ser condenado a viver as suas histórias com o nome que os pais lhe deram... Penso que com Robert Zimmerman [nome real de Bob Dylan] aconteceu isso, é um bom exemplo de alguém que quis inventar o seu próprio nome, mas no caso dele acho que não foi suficiente. Comigo a questão é complicada... Quer dizer, no teatro existe o dramaturgo, o actor e a personagem, e estes papéis são relativamente claros. Mas eu faço tudo, escrevo, toco, canto... O nome Bonnie "Prince" Billy nasceu daí, é uma tentativa de introduzir uma diferenciação entre autor, personagem, representação. Era menos complicado se só escrevesse, ou só cantasse. Se fosse, por exemplo, a Billie Holiday.

3 commentaires:

skorecki a dit…

merci/graciassss l'ami anounimoOOOO

Kerniski a dit…

"Entrevistei o Will Oldham ao telefone. Depois de o ter posto a falar do Dylan, e a explicar a relação ambivalente que tem com ele, li-lhe o princípio daquele parágrafo do Skorecki que postei ontem. Do outro lado do telefone: silêncio, depois uns ruidos de garganta e, finalmente, "whoa!”."

skorecki a dit…

kemiski from brazil, be my friend from now on, please .....


" invraisemblable ou pas, crois-moi, c'est la vérité -et il n'y en a pas deux ..."